domingo, 18 de agosto de 2013

Bullshit

O Sporting vai começar daqui a pouco o seu jogo inaugural do campeonato e, na sua baliza, prevê-se que esteja o melhor guarda-redes português da atualidade. Aquilo que para o comum dos adeptos deveria ser uma boa notícia é afinal mais um exemplo da chico-espertice portuguesa a que o Futebol não consegue fugir.

Rui Patrício foi expulso há dias, no último jogo “a feijões” que o Sporting fez antes do início da época oficial. A princípio pensou-se que o guarda-redes seria castigado por um jogo e, por isso, falharia a estreia da equipa no Campeonato 2013/14. Puro engano. Apesar de castigado, Rui Patrício vai poder atuar porque se considera ter cumprido castigo no jogo que a equipa B fez com o Beira-Mar, na sexta-feira.

Ou seja, o castigo de Rui Patrício foi uma treta. Bullshitt. O guarda-redes não disputou, em toda a sua carreira, um único jogo pela equipa B. Duvido que tenha alguma vez treinado com essa formação e, de todo, não era previsível que o viesse a fazer, nem na sexta-feira nem num futuro próximo. Ou seja: o Sporting aproveitou-se de alguma falha regulamentar para fazer cumprir o castigo de maneira a não ser prejudicado por ele. E, se isso não implica qualquer entrave legal ou jurídico, já não se pode dizer o mesmo sobre a moralidade da coisa… É que, além do mais, isso representa uma vantagem competitiva dos clubes que têm equipas B relativamente a quem não as tem.

A chico-espertice sportinguista não é, todavia, a única dos últimos dias. O Paços de Ferreira, contornou os regulamentos da Liga que impõem que apenas os treinadores de quarto nível possam, oficialmente, dar conferências de Imprensa. Como o treinador dos “Castores” não tem aquele nível, o facto foi ultrapassado pelo treinador adjunto (este sim, detentor do “canudo”) que apareceu aos jornalistas e dizer que delegava em Costinha a responsabilidade do contacto com a Imprensa.

Habilidades…

Sem comentários:

Enviar um comentário